terça-feira, 7 de agosto de 2007

ADORAÇÃO - UM ATO AGRADÁVEL A DEUS




Durante o dia, os pensamentos fluem em minha mente e eu sei de onde vêm, pois tenho buscado da fonte inesgotável, que é Deus. Por isso me pego, cada vez mais pensando nas coisas de Deus. Sei que, eu Raquel gostaria de estar pensando em outras coisas, do dia a dia, do que é visível, mas o meu anseio, hoje, é meditar em coisas espirituais, nas coisas do alto.

ATOS AGRADÁVEIS A DEUS

Numa madrugada, quando estava orando, Deus me disse numa frase muito curta:
“AONDE SOU ENTRONIZADO, ALI EU ME ASSENTO!”
Hoje quando tirava a maquiagem do rosto, algo veio ao meu coração! Por toda a minha vida, quase 30 anos de ministério, eu participara, auxiliara e liderara cultos, onde estávamos, com o intuito de glorificar, adorar e exaltar ao Senhor. Nós realmente queríamos, mas agora penso que muitas vezes, aquilo que pensávamos que agradaria a Deus, na verdade estava nos agradando e ao povo presente ali. Cheguei à conclusão que ainda não sabia muito sobre o que é entronizar ou dar toda a glória devida a Deus.
No momento da ministração, nossas mentes se debatiam entre o tempo de que dispúnhamos, as luzes, o som com problemas, o operador de som incompetente, os problemas daquele dia, a preocupação com a aprovação do pastor, a frustração por não conseguir jamais agradar a todos, o sentimento de insatisfação consigo mesmo ou com o louvor, apesar de todos os elogios e palavras de aprovação, no íntimo o que ficava às vezes, era um vazio, um sentimento de não Ter atingido o alvo.
O Senhor jamais deixou de mostrar à sua igreja que quer ser entronizado, adorado, glorificado! Então fui buscar o significado desses atos!

ENTRONIZAR – glorificar, honrar, engrandecer elevar ao trono, por em altar.
Todo o propósito e ação do culto a Deus é entronizar e preparar o lugar de glorificação e adoração a Deus, oferecendo sacrifícios de louvor, ações de graça e adoração. Tudo o que agrada ao Deus Todo Poderoso, todas as suas vontades devem ser feitas, o foco deve estar na Sua presença. Nada nem ninguém podem tentar dividir, com Ele a Sua glória! A glória que é devida ao Seu Nome!
Os cânticos devem ser dirigidos a Ele. Deus não quer apenas, músicos entendidos, mas quer músicos entendidos e cheios do Espírito, tangedores que tragam a Sua presença!
ADORAÇÃO – render culto, venerar, dedicar amor excessivo, gostar demais, amar-se mutuamente ao extremo. Este sentimento tem de vir do fundo do nosso coração, pois Deus quer que ele seja sincero e sem reservas, genuíno, verdadeiro. A adoração nasce de conhecer e relacionar-se de perto, nasce da intimidade.

EXALTAÇÃO – enaltecer, glorificar, tornar alto ou sublime, levar os instintos ao mais alto grau. Não exaltamos ao Senhor, se não O reconhecemos como doador único de nossa vida e existência; o único responsável por continuarmos a existir. Quando se espera a chegada de um Rei ou ídolo, no ambiente preparado, existe uma expectativa alegre e maravilhada por aquele que vai chegar.

REVERÊNCIA - respeito, veneração; tratamento dado aos eclesiásticos, saudação respeitosa em que se inclina o tronco para a frente. Não é possível reverenciar sem se curvar ou se inclinar. Isso demonstra total despojamento de nosso orgulho ou posição diante do Rei, aquele que apenas com um sopro nos deu vida.

PROSTRAR – prosternar, deitar por terra até o chão, em sinal de respeito e adoração. Não para mostrar aos outros, como fariseus, mas no coração. Pessoas idosas ou com dificuldades físicas, não precisam se prostrar, necessariamente, com o corpo, para mostrar reverência a Deus, mas sim, prostrarem-se em seu coração e nas suas atitudes, em sinal de adoração sincera diante de Deus.

DEUS NÃO SE SUBMETE AO NOSSO TEMPO, AO NOSSO PROGRAMA!
Deus é Deus, e o tempo se submete a Ele! O homem trabalha e se movimenta no tempo Chronos, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos. Deus age e se movimenta no tempo Kayros, Plenitude de Deus, Tempo de Deus.
Aprender a entronizar, adorar, reverenciar depende de se relacionar, conhecer e isso leva tempo! Tempo de choro, tempo de busca, tempo de espera, tempo de arrependimento, tempo de ações de graça, tempo de adoração, tempo de glorificação.
Quando falo em adoração, não falo somente de cânticos programados, mas também de cânticos no espírito, ou cânticos espontâneos. Isso tudo leva tempo, tempo de quebrantamento, tempo de contrição!
Arrepender? Mas como, eu já sou salva, batizada com o Espírito Santo! Tenho dons, sou líder, já fiz isto e aquilo na obra, pertenço a esta ou aquela denominação.
É necessário entendermos que o Grande Eu Sou, é o que era, o que é e o que será para sempre! Apoc. 4 : 8 a 11; 5 : 8 a 14.
Muitas vezes, quando adoradores se reúnem, as pessoas têm reações diferentes!

UMA REUNIÃO DE ADORADORES

Vejo um grupo, reunido, pouca gente, um grupo pequeno, adorando ao Senhor! Mas espere, que adoração é essa, tão simples, sem recursos, não é atual, nunca ouvi no rádio, sem luzes, produção! Deus merecia algo melhor! Não conheço esse grupo, acho que não tem Cd, nem grande público juntou.
Que desordem no culto! Só ouço pranto, choro, gemidos incompreensíveis! Devem ter muitos pecados para chorar, assim arrependidos, ou será que choram por alguém? Essa pessoa deve ter feito algo terrível para despertar tal desespero!
Ouço um cântico, mas é tão simples, tão repetitivo! Que falta de criatividade! Sempre as mesmas palavras, a voz parece embargada e enrouquecida, isso vai prejudicar as cordas vocais!
E agora as pessoas estão se prostrando, umas pulando outras estão sentadas, como se contemplassem algo sobrenatural, mas não vejo nada! Outras dançam e riem, como crianças, imaginem, pessoas adultas e de bem, comportando-se como crianças!
E no púlpito, aonde está o pastor da igreja? Não pode ser o homem caído no chão em lágrimas e palavras que não consigo entender!
E os músicos, mal conseguem tocar, estão balbuciando também. Outros ergueram as mãos e parece que se esqueceram de tocar e de qual será o próximo cântico da lista!
O coral está sem regente, pois este, está movimentando os braços como se uma fumaça enchesse o lugar e não consegue parar! O coral não se apercebe disso, pois alguns cantam em Espírito, outros, impactados pelo que vêem e glorificam a Deus.
Que bagunça! E o cântico ainda é o mesmo! Santo, Santo, Santo Senhor Deus Todo Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir!
Já se passou uma hora, a que horas esse culto vai acabar, e a programação anunciada hoje e os avisos das reuniões e grupos, ministérios e a palavra?
Quando o pastor vai nos transmitir a palavra de Deus? Quando vai nos ensinar a Sua vontade, como obedecê-lo e adorá-lo? Quando vai convencer os pecadores de suas culpas e vai levá-los a Jesus?
Quem é o responsável por esse rebuliço? Quem se atreve a mexer na ordem do culto? O povo vai acabar indo para outra congregação, aonde seja respeitado e considerado, aonde a ordem estabelecida não seja desrespeitada!
Parecem embriagados, não se entende o que eles dizem, com quem estarão falando?
É,o fim está chegando! Aonde a igreja vai parar? Eu nunca vi isso antes, o que está acontecendo?
Jo 1.43-51

Pra. Raquel Kôssar. Julho de 2.006.

2 comentários:

  1. Pastora.. a descrição do fim do post é preciosa e fantastica. Presumo que eu possa postar no meu blog..ehhh rs
    Aleluia.
    Amooo..

    um abraço. PAz.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito tbm deste post....
    futuramente gostaria de publicar partes do mesmo em meu blog..... abraço e fica com Deus!

    ResponderExcluir