sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

E sereis minhas testemunhas... 1ª. Parte


“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o reservou à sua própria autoridade.Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” At 1.6-8

O Senhor me falou muitas vezes, creia você ou não, a respeito de ser Sua testemunha e isso despertou em mim uma profunda curiosidade a respeito do assunto! Desde criança eu ouvia falar sobre testemunhos em casa, na igreja. Ouvia os adultos dizendo que o irmão havia dado um belo testemunho, que alguém havia testemunhado sobre uma benção na igreja!

Tenho a impressão que os anos foram passando e eu continuei a ver o testemunho da mesma forma: bênçãos contadas na igreja. É claro que testemunhar é isso também, mas no meu inconsciente, o testemunho de um cristão sempre estava associado com alguém na igreja contando um benção ou milagre. Outro termo que ficou bem marcado para mim era o mau testemunho de um cristão, ou seja, quando alguém era pego por alguém da comunidade, fazendo algo reprovado pela igreja.

Porém, quando meu relacionamento com Deus sofreu profundas transformações, há sete anos atrás e Ele começou a falar, ou eu comecei a ouvi-Lo, a palavra "testemunho" começou a tornar-se constante em nossas conversas. Mas soava diferente, como se testemunho fosse uma missão vital e urgente para se viver no centro da vontade de Deus. O centro da Sua vontade para este tempo!

“Deixa-me fazer! O povo é muito necessitado! Eu venho restaurando muitas coisas, mas o povo tem muito receio! Tu precisas ver o meu querer! Chamados são os que restaram pra testemunhar a glória do Senhor! O povo restaurado verá a minha glória! Minhas tendas, força restauradora, estarão vestindo! Testemunha, santa! Preciso de testemunhas! Vai começar, o povo restaurado virá!”


- João Batista veio para dar testemunho de Jesus

“Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz mas veio para que testificasse da luz.”João 1.6-8
João Batista recebera uma missão desde o nascimento: Preparar o caminho para a chegada do Messias!Certamente ele cresceu com expectativas a respeito do dia em que esse encontro aconteceria. A testemunha e o Messias se encontrariam, frente a frente! Como seria esse encontro? O Messias viria aclamado, anunciado por sons de júbilo, cercado por multidões muito maiores do que as que seguiam João Batista!
Mas não foi assim que aconteceu! Jesus chegou num dia de trabalho, enquanto João anunciava a vinda do Mestre, pregando a salvação, o arrependimento de pecados e o batismo nas águas. Em meio a isso, num dia igual aos outros Ele chegou!
Num primeiro momento, Jesus parecia não corresponder às expectativas, à imagem de libertador de um povo, de um líder, de um rei! O que iria acontecer com o aparecimento de Jesus? Aquela multidão vinha seguindo a João até no deserto, ouvindo e recebendo a mensagem que ele pregava e buscando o batismo do arrependimento, nas águas, chamado o batismo de João.
Jesus não veio com soldados ou um séquito real. Havia apenas os discípulos, homens simples e do povo. Jesus não veio para tomar à frente de tudo nem veio para batizar João, mas pediu que ele o batizasse, da mesma forma que batizara todo aquele povo. Jesus entrou na fila e se abaixou para ser batizado.

- Deus deu testemunho de Seu Filho Jesus!
João ainda não presenciara milagres, mas reconheceu Jesus imediatamente, como aquele a quem tanto anunciara: O Filho Unigênito de Deus! Ele ouviu naquela hora o testemunho do próprio Deus,para João Batista, como Pai. Assim não havia mais nada a fazer a não ser obedecer!
Testemunhas reconhecem mesmo em meio à multidão! Testemunhas identificam e anunciam quem é Jesus! Testemunhas obedecem mesmo sem entender! Fidelidade, ousadia e obediência são características fortes de uma testemunha!

Um comentário:

  1. Este também é o meu entendimento sobre o que é ser testemunha de Cristo.
    É conhecê-lo de com Ele andar (fidelidade),lançar a rede sobre Sua palavra (ousadia),manter a confissão, pois Àquele que prometeu é fiel (obediência).
    Agindo assim não tem como a nossa vida não ser um canal do fluir de Deus.
    Bjs.Adorei conhecer o seu blog!

    ResponderExcluir