sexta-feira, 17 de abril de 2009

ESTÁ TUDO BEM COM VOCÊ?


ESTÁ TUDO BEM COM VOCÊ?
II Reis 4.17-36

Um dia destes recebi um email de um irmão, um dos líderes do trabalho que coordeno na área de Louvor. E a pergunta dele me pegou de surpresa: - Pastora, está tudo bem com você?
Raramente vemos pessoas que estão sob nossa liderança, lembrarem ou mesmo sentirem-se à vontade para nos fazerem essa pergunta: - Pastora você está bem?

Como liderada, posso também me colocar do outro lado e dizer que não me sinto à vontade para chegar aos meus líderes e fazer essa pergunta! Mas como pregamos tantas vezes, temos de ouvir a voz do Espírito e quando Ele fala temos de obedecer para que Deus possa agir através de nós.

Temos o costume de sempre responder está tudo bem, como aquela mulher, a sunamita, cujo filho estava morto e o marido perguntou, porque ela ia falar com o homem de Deus e ela respondeu: - Não se preocupe!

Geazi, então foi até ela e perguntou, conforme o profeta havia mandado, se estava tudo bem com ela, com o seu marido ou com seu filho? E a mulher disse: - Está tudo Bem!

O QUE APRENDEMOS COM A SUNAMITA?

1- O Espírito Santo nos ajuda a discernir a quem devemos perguntar e a quem devemos contar sobre o que não vai bem! Não precisamos sair nos queixando e abrindo o coração a todas as pessoas. Porque somente aquele a quem ele enviou para orar por nós é que deve saber da situação pela qual passamos. E em muitas vezes nem é preciso que falemos de detalhes, basta apenas que sejamos sinceros: - Não, não está tudo bem!

2- Humildade. Às vezes, como líderes, homens e mulheres de Deus, achamos que precisamos passar sozinhos nossas lutas e aflições, para que nossa imagem de super líderes não seja desfeita. Eu vivi essa ilusão por muitos anos, até o dia em que tive de ir até o lugar de encontro com o Senhor e me jogar aos seus pés como fez a sunamita.

3- Não precisamos passa sozinhos pelas dificuldades e lutas. Nem Jesus, no Getsêmani, queria estar só. Na verdade ele sempre convidava os discípulos mais chegados para irem com ele, porém eles não suportavam e adormeciam.
O Senhor levanta pessoas de oração e intercessores para caminharem ao nosso lado, mas é preciso abrir a guarda, o coração e aceitar ajuda. Isso não nos fará mais fracos, mas sim ensináveis e mais misericordiosos com as fraquezas do nosso próximo.



O QUE APRENDEMOS COM O PROFETA ELISEU

1- Às vezes não é suficiente orar do púlpito, estender as mãos apenas ou enviar obreiros em nosso lugar. Assim como a mulher buscou o homem de Deus para contar o que não estava bem, vemos que o profeta Eliseu a princípio queria resolver à distância, aquela situação, queria mandar um representante, mas não era essa a direcção do Espírito.
Haverão situações em que Deus nos mandará andar junto, deixar que os necessitados se aproximem e nos toquem e molhem nossa roupa com seu choro. Teremos de ir até o doente, o morto e termos de não só colocar a mão sobre eles, mas de nos arriscarmos, tomando uma atitude. Teremos de obedecer à voz do Espírito!

A verdade é que jamais tudo estará bem enquanto estivermos nesta terra. Sempre teremos problemas e aflições! Mas temos uma promessa: Jesus é vencedor sobre tudo isso!
O problema é permitirmos que Ele dirija o nosso caminhar, as nossas decisões e controle as nossas atitudes, estejamos nós no lugar da sunamita ou no lugar do profeta Eliseu.

Oro para que próxima vez que alguém nos perguntar se tudo está bem, tenhamos buscado o discernimento e a sabedoria de Deus para responder como Ele deseja que respondamos. Essa pode ser a resposta boa e perfeita que Ele está esperando para agir através das situações difíceis em nossa vida e caráter. Afinal este texto foi escrito a partir de uma simples pergunta: - E então pastora, está tudo bem com você?

Pra. Raquel Kossar – 2009-04-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário